21 Janeiro 2021

O ano de 2020, sem sombra de dúvidas, entrou para a história da humanidade. A moderna e tecnológica geração do Gigabyte por segundo e do Terabyte em nuvem, se viu em um cenário que até então só estava descrito nos livros de história. O 2020 foi o ano do isolamento social para preservamos a saúde coletiva e foi o ano em que o distanciamento se tornou real, principalmente daqueles que amamos. E nesse cenário catastrófico, a tecnologia provou ser uma fundamental aliada no enfretamento da crise.

Em 2020 a ANATI não ficou paralisada. Muito pelo contrário, fez na medida do possível, agindo de maneira prudente e conservadora, fez aquilo que poderia ser feito naquele momento. Levou as pautas da associação ao grande público e mostrou como o Analista em Tecnologia da Informação foi fundamental em prover os instrumentos para o governo não parar e nem estagnar diante das dificuldades, e em diferentes momentos apontou o descaso com o que a problemática de pessoal de TI é tratada no Governo Federal. Sendo assim, segue uma breve retrospectiva das ações da ANATI no de 2020.

Mais Fragilidade na TI do Governo

Em 2020 a ANATI apontou na imprensa mais um ato do governo que coloca em risco a gestão de TI do Governo. Seguindo na contramão do que os países de governo digital fizeram e contrariando o que a ANATI recomenda como solução do problema de evasão do cargo de ATI no Governo Federal, a Secretaria de Governo Digital promoveu concurso para profissionais de TI temporários. Seguem as matérias:

Em ação junto a imprensa, mais uma vez a ANATI expôs o problema da alta evasão do cargo de ATI e evidencia que o Analista em TI possui uma estrutura remuneratória defasada em qualquer cenário de comparação.

Em 2020 diversos órgãos do União sofreram ataques de hacker em serviços e sistemas. Como resultado, em momento em que a TI é o principal instrumento de prestação de serviços públicos, diversos sistemas precisaram ser desligados ou paralisados por vários dias, devido à fragilidade que as TI’s dos Ministérios perpassam, com pouquíssimos Analistas em TI em suas equipes. A ANATI foi convidada por diferentes canais da imprensa, para prestar um posicionamento sobre o problema de segurança da informação no Governo Federal.

A diretoria ANATI também foi convidada a participar em entrevistas. Com uma conversa leve e descontraída, temas delicados aos interesses da sociedade foram debatidos e muitos pontos foram esclarecidos, principalmente a razão principal da necessidade de valorização do Analista em Tecnologia da Informação. Seguem os links das entrevistas.

Com essa breve retrospectiva, observa-se que a ANATI não parou no tempo em 2020, muito pelo contrário, ela se tornou, mais forte e mais vista como nunca. A ANATI em 2020 também passou a integrar a Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado – CONACATE e segue fortalecida na busca para garantir melhorias para os servidores públicos, mesmo em um cenário não tão desfavorável. Resta evidente, portanto que apesar de todas as dificuldades em 2020, devido à Pandemia Global e as medidas de isolamento social, a diretoria da ANATI conseguiu, em diferentes momentos, levar ao público o problema de gestão de TI do Governo Federal. Em 2021 esperamos boas novas em relação aos pleitos dos ATIS, pois não tenham dúvidas, a luta continua.