Os Analistas em Tecnologia da Informação são servidores públicos federais de nível superior da carreira de tecnologia do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O ingresso no cargo é precedido de aprovação em concurso público, conforme determina a Lei. Veja a seguir o histórico de concursos públicos já realizados para o cargo:
Primeiro Concurso Público | 2009
O primeiro concurso público para o cargo foi realizado pelo então Ministério do Planejamento no ano de 2009, através da Fundação FUNRIO. Neste concurso, incluindo a ampliação legal de 50% de vagas, foram ofertadas 345 (230 + 115) vagas de Analistas em TI. Todos os aprovados nesse concurso foram nomeados.
Segundo Concurso Público | 2013
Em 2013 o então Ministério do Planejamento realizou o segundo concurso público para o cargo de Analista em TI, também organizado pela Fundação FUNRIO. Foram ofertadas 200 vagas (51 inicialmente e 149 acrescidas), porém, o resultado final contou apenas 190 aprovados. Ou seja, o concurso não conseguiu preencher todas as vagas ofertadas.
Terceiro Concurso Público | 2015
O terceiro concurso público para o cargo foi realizado pelo CESPE/CEBRASPE. Neste certame o, naquela época, Ministério do Planejamento pretendia preencher 300 vagas de Analista em TI, mas apenas 228 candidatos foram aprovados e, posteriormente, nomeados. Mais uma vez, o concurso não obteve êxito.
Quarto Concurso Público | 2024
O quarto concurso público da história do cargo de ATI's ocorrerá por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU), organizado pela Fundação Cesgranrio, estando previsto no bloco II - Dados e Informação, ofertando na oportunidade 300 vagas para Analista em Tecnologia da Informação.
O salário inicial é de R$ 11.150,80 já em formato de subsídio, e a prova objetiva e dissertativa será realizada em sua primeira etapa no dia 18 de agosto de 2024.
A segunda etapa, consta a comprovação de títulos e acadêmica e de documentos do candidato.
A novidade é que pela primeira vez, haverá curso de formação dos ATIS, (terceira etapa) com duração de 440h e de caráter classificatório e eliminatório.
Os candidatos que forem aprovados no curso de formação receberão título de especialização.