22 Janeiro 2021

O ano de 2021 começa movimentado nos concursos públicos, nesta semana dois editais foram lançados, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, com mais de 1000 vagas para cada concurso.  O que deveria ser uma notícia boa para todos, devido ao cenário atual, para a ANATI virou mais um ponto de preocupação.

O cargo da Analista em Tecnologia da Informação é um dos cargos com maior percentual de evasão do Poder Executivo Federal. Com mais de 50% de evasão, a percepção é que esse número irá aumentar e muito no ano de 2021.

Há uma demanda elevada de cargos e concursos represada e, pelo o que tudo sinaliza, o ano de 2021 haverá um volume considerável de concursos. O risco da evasão do cargo de ATI aumentar é ainda maior, e justamente no momento em que a digitalização dos serviços públicos é crucial para a continuidade dos serviços ao cidadão.

Fica claro que se não houver uma ação rápida, efetiva e eficiente do Ministério da Economia no sentido de estruturar a carreira de ATI, tornando-a atrativa e compensável, e ainda se não houver concurso para o cargo de ATI para reduzir a evasão, os serviços poderão ser colapsados e os ministérios passarem por mais uma elevada turbulência em seus serviços essenciais prestados, que certamente irá prejudicar diretamente a vida do cidadão.

Vários órgão e entidades externas e internas já se manifestaram e orientaram ao ME a importância de valorizar e reter o servidor especializado em TI, ou seja, o Analista em Tecnologia da informação. Estruturar a carreira, criar uma política de remuneração justa e compatível com as atribuições e responsabilidades, porem a impressão que fica é que em pleno momento digital no mundo inteiro o Brasil parece não ter tecnologia como fundamental. Afinal, do que é feito o governo digital?

Além de expor o problema, a ANATI aproveita para parabenizar e deseja muito sucesso aos colegas ATI que agora no começo de janeiro que estão deixando o cargo de ATI para novos desafios:

  • Paula Gripp de Melo Batisa;
  • Alex Peres Santos;
  • Wertiz Dantas da Silva Júnior;
  • Regiane Maria Alves Dias;
  • Marcus Vinicios Pereira de Menezes;

Queremos aqui registrar nosso agradecimento a cada um de vocês que atuou durante todos esses anos como ATI nas pontas dos Ministérios, buscando atender às políticas públicas de cada um dos órgãos e ainda fazer valer as diretrizes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. Nesse momento, sabemos que vocês estão saindo para um cargo que tem carreira estruturada, com política de remuneração justa e compatível com as suas atribuições/responsabilidades, e em breve quem sabe não tenhamos um cenário equivalente para o cargo de ATI, que façam que vocês retornem ao nosso quadro. Esperamos que sim e desejamos um até logo aos amigos.

Importante salientar que os últimos cinco ATI que estão deixando a carreira irão assumir cargos em uma carreira estruturada e com planos de qualificação e remuneração. Um dos maiores motivos do ATI sair da carreira é justamente a falta de um plano de carreira, um plano de qualificação e uma política de remuneração justa com as atribuições do cargo.