26 Abril 2023

A Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (ANATI) informa que realizou hoje (26/04) uma reunião com o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o Diretor do SISP, Luiz Monfardini juntamente com gestores de TIC do Governo Federal. O objetivo da reunião foi formalizar a entrega da proposta de reestruturação da carreira de ATI ante à realização de um concurso para preenchimento de cargos. Essa notícia foi adiantada em 18/04/2023, pela Ministra Esther Dweck, durante o evento "Protagonismo da Mulher na Gestão de TI do Governo Federal”.

  “No evento do dia 18/4, a Ministra falou que entende a importância da tecnologia para as políticas públicas e que vai valorizar a carreira. Traçamos alguns cenários, desenhados a quatro mãos com a SGD, e escolhemos um deles que a gente entende que é o que vai prosperar”, defendeu Thiago Aquino, presidente da Anati.

IMG 2495

 

Durante a reunião, chegou-se à proposta de que a carreira de ATI terá 13 níveis, a remuneração será composta por VB+GDATI+RT (Retribuição por Titulação), com salário inicial em torno de R$ 16.300,00 e final de R$ 25.200,00 + RT. 

 O novo concurso deverá preencher 205 novos cargos, medida que pretende atrair especialistas em tecnologia e resolver o problema de evasão da carreira, que hoje já ultrapassa 50% de turnover, o maior índice do Poder Executivo. Atualmente, muitos ATIs deixam seus cargos por melhores ofertas de trabalho no setor privado, com salários mais atrativos e com possibilidade de atuação internacional.

 A reestruturação do cargo e a posse dos novos concursados devem fortalecer ainda mais o país, em busca de um Brasil digitalizado para ofertar à sociedade, de forma rápida, eficaz e eficiente, a digitalização de serviços públicos. Para que isso seja possível, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a ANATI conduzirão esse processo alinhados com o atual Governo perante  o Congresso Nacional para a adequada aprovação do orçamento e estratégia.

 IMG 2495

“Precisamos construir a solução de um problema que não é trivial. Estamos mergulhados em cima desse processo e a ministra determinou que ‘precisamos achar uma solução para isso’. Tem um compromisso da minha parte de encaminhar a situação com a área de Pessoas. Já temos especulações de alternativas. O assunto não está parado”, afirmou o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.  

A ANATI reafirma seu compromisso com os ATIs pela reestruturação da carreira, remuneração compatível com o mercado, incentivo à qualificação e à realização de um novo concurso, para preencher os cargos que tiveram evasão, e reconhecimento profissional.

Saiba mais sobre a repercussão na mídia:

"Confira os 22 concursos do governo federal previstos até o fim do ano" - Jornal Metrópoles

"Governo Federal avalia realização de concurso de Analista em TI com 205 vagas" - Correio Braziliense