06 Junho 2020

O Ministério do Turismo apresentou nesta semana a iniciativa Selo Turismo Responsável. É a primeira etapa do projeto Retomada do Turismo Brasileiro, e tem como objetivo possibilitar aos prestadores de serviços turísticos uma autoavaliação de cumprimento de boas práticas de higienização, com a adesão ao Selo.

Cada segmento turístico contará com um protocolo específico de boas práticas de higienização, que será fiscalizado por meio de avaliação pelos próprios turistas, a partir de um QR Code disponibilizado junto ao Selo.

Com essa iniciativa, o Ministério do Turismo busca diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.
Além disso, é um símbolo de esperança para os prestadores de serviços turísticos, área fortemente impactada pela pandemia.

Para execução dessa iniciativa, a Coordenação de Gerenciamento de Projetos e Contratos de TI do Ministério do Turismo, sob a liderança do Analista em Tecnologia da Informação, Romário César de Almeida, desenvolveu o sistema Selo Turismo Responsável. Romário César liderou o projeto de desenvolvimento da solução, com o gerenciamento e idealização do sistema. Também intermediou todas as tratativas entre as áreas envolvidas, como marketing e comunicação.

Maiores informações sobre a inciativa podem ser obtidas em http://www.turismo.gov.br/ e Selo Responsável.