Mais uma vez o Ministério da Saúde foi alvo de ataques hacker nesta quarta-feira (17/02/2020). O que mais chama atenção neste ataque é que o hacker deixou um recado fazendo chacota do site: “O site continua uma bosta. (…) Ou a equipe de TI são fantasmas ou não sabem o que está fazendo lá”
O fato foi noticiado por diferentes e notórios veículos de imprensa, conforme pode ser observado nos links abaixo listados:
- https://www.metropoles.com/brasil/datasus-sofre-novo-ataque-e-hacker-ironiza-arrumem-esse-site-porco
- https://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/hacker-mais-uma-vez-zomba-da-falta-de-seguranca-de-site-do-governo-denuncia-anati/
- https://www.oantagonista.com/brasil/hacker-invade-sistema-do-ministerio-da-saude-e-faz-chacota/
O presidente da ANATI, Thiago Aquino, foi o convidado do programa 2º Edição da manhã da rede Jovem Pan para falar sobre o problema de segurança da informação enfrentado no Governo Federal neste dia. O presidente, bem representando os Analistas em Tecnologia da Informação, reiterou que esse tipo de ataque demonstra o descaso do Ministério da Economia quanto o seu capital humano, especialmente em relação a necessidade do fortalecimento no quantitativo de ATI atuando para minimizar esse tipo de invasão nos órgãos do Poder Executivo. Reforçou ainda a importância de o Estado ter uma carreira forte de especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que tenha remuneração compatível com a iniciativa privada, que tenha uma carreira estruturada e com políticas de gratificação compatíveis, para possibilitar ações mais efetivas na prevenção e na resposta aos terroristas digitais.
Confira na íntegra o que disse o presidente da ANATI, Thiago Aquino, no programa, e precisamente sobre o risco de colapso da TI do governo:
A ANATI reforça que enquanto não houver uma ação concreta e definitiva na valorização e retenção dos Analistas em TI a tendência, com a digitalização dos serviços públicos, é que ocorra um aumento no risco de novos ataques. O Governo Federal deve estar atento, não apenas ao número de entregas, mas também na qualidade e segurança dos serviços oferecidos. Os ATI precisam poder voltar a atuar, em suas TI para mitigar, com ações preventivas e antecipar esse tipo de ataque, reduzindo cada vez mais a exploração das vulnerabilidades pelos atacantes.