O Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) completou 22 anos de existência nesta quinta-feira (21/01). Criado em 1994 e revitalizado em 2011 através do Decreto nº 7.579, o sistema estruturante é composto atualmente por 224 órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) exerce a função de órgão central do SISP.
“A recente criação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a publicação da Política de Governança Digital empoderaram o SISP. Nosso trabalho será auxiliar os órgãos integrantes do sistema a revolucionarem, com o uso da tecnologia, a forma como prestam serviços ao cidadão”, afirmou ao site do Ministério do Planejamento o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira.
Ainda segundo Siqueira, a chegada dos novos Analistas em Tecnologia da Informação (ATIs), nomeados em 30 de dezembro de 2015, também demonstra o quanto o Governo Federal acredita na tecnologia como uma forma de melhorar a relação entre o Estado e a sociedade. “Os novos servidores possibilitarão uma melhor gestão dos projetos da área”, complementou.
O SISP é responsável pelo planejamento, coordenação, organização, operação, controle e supervisão dos recursos de tecnologia da informação dos órgãos e entidades da administração pública. Entre os principais projetos do sistema para este ano estão a implementação da Política de Governança Digital. Os objetivos da ação são o uso da TI na prestação de serviços públicos, o estímulo a participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação.
Para estabelecer a nova política para a área de tecnologia criada pelo Decreto nº 8.638, o MP divulgará em breve a Estratégia de Governança Digital (EGD). O documento terá validade entre 2016 e 2019, mesmo período de vigência do Plano Plurianual (PPA).
Fonte: Ministério do Planejamento