06 Julho 2018

É fundamental a integração digital dentro do próprio governo para que seja oferecida uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos. O diagnóstico é de Luis Felipe Salin Monteiro, titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SETIC), apresentado no 16º Fórum de Certificação Digital (CertForum).

"Não podemos levar para o mundo digital o labirinto criado pela burocracia no mundo real", afirmou. “Por isso está havendo um esforço do Governo Federal para acelerar a transformação dos serviços públicos a partir de plataformas comuns para diversos órgãos diferentes”.

Um bom exemplo desse esforço é o Portal de Serviços, que reúne mais 1,6 mil serviços ofertados por diversos órgãos e entidades da administração pública federal por meio de um único acesso digital, sem necessidade de realizar novos cadastros ou decorar diversas senhas.

O representante do Ministério do Planejamento no fórum destacou, também, como se dá a relação da certificação digital com a Plataforma de Cidadania Digital, por meio do acesso digital único do cidadão e, consequentemente, dessa integração com o Documento Nacional de Identidade (DNI).

“Ao criar o DNI, um dos principais objetivos do Governo Federal foi tentar reduzir a fragmentação das informações, já que hoje existem documentos expedidos por órgãos estaduais, municipais, além de instituições particulares”, explicou.


 

Fonte: Ministério do Planejamento