05 Julho 2017

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou o Painel Estatístico de Pessoal (http://www.pep.planejamento.gov.br/), nova ferramenta de consulta digital com informações estatísticas sobre despesas, distribuição e perfil do pessoal civil e militar do Poder Executivo Federal, e das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

O PEP foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) com o objetivo de simplificar o acesso às informações sobre gestão de pessoas e de agregar maior agilidade e transparência a esse processo. Ao apresentar o PEP, o secretário da SGP, Augusto Akira Chiba, explicou que o painel gera amostras sobre pessoal conforme o mês e o tema selecionados e permite agrupar os dados desejados, favorecendo análises associativas. “O benefício do painel é dar maior transparência. Vamos dar os dados e permitir que o usuário possa fazer os cruzamentos e análises que ele quiser. Também vamos automatizar o processo de atualização dos dados, podendo dispor das informações em cinco dias após o fechamento do mês. Isso é um ganho significativo”, afirmou.

Pelo PEP é possível saber, por exemplo, qual é o quantitativo de servidores federais por unidade da Federação e os valores de despesas com a folha de pagamento, localizar em qual órgão público está o grupo mais representativo de servidores com escolaridade superior, mensurar o número de servidores por gênero ou faixa etária, verificar o contingente de ingressos por concurso público e a distribuição por carreiras, o número de ativos e aposentados, dentre outros dados.

O painel ainda oferece visualização de gráficos, mapas e planilhas, permite criação de tabelas personalizadas, aceita opções de imprimir ou exportar os dados para planilha eletrônica e não necessita de instalação de software complementar no computador ou dispositivo móvel, mas somente de acesso à internet e navegador. Os dados estatísticos do PEP abrangem informações apuradas a partir de janeiro de 2017.

A participação dos Analistas em Tecnologia da Informação

Os Analistas em Tecnologia da Informação são servidores públicos federais do quadro de nível superior do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Alocados de forma descentralizada nos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal sediados em Brasília, esses servidores contribuem com seu trabalho no desenvolvimento e na execução de importantes projetos na área de Tecnologia da Informação - alguns desses considerados estratégicos para o Governo Federal. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações no Ministério da Saúde é mais um projeto de sucesso que contou com o competente trabalho desses servidores!