02 Julho 2014

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (02/07/14) no Diário Oficial da União portaria que regulamenta alteração no Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Agora alunos de mestrado, doutorado e educação profissional de nível médio também poderão ter acesso ao fundo para custear os cursos. Antes o FIES era acessível somente a alunos de cursos de graduação.

 

Ainda segundo o MEC, o sistema será aberto inicialmente para que as instituições de ensino façam adesão e após essa etapa será aberto aos alunos interessados.

As alterações no Fies não atenderão cursos de especialização (lato sensu) nem cursos de ensino à distância. Alunos já contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão solicitar o financiamento.

 

Como funciona o Fies.

Pelo Fies, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Encerrado este período, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

[button href="http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=30&data=02/07/2014"]Leia aqui a Portaria no D.O.U.[/button]

* Com informações do Portal G1