O sistema de correio eletrônico Expresso V3, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, foi recentemente implantado em mais seis órgãos vinculados à Presidência da República. Com mais essa etapa agora já são quatorze órgãos da Presidência que possuem o sistema implantado.
A implantação do Expresso V3 atende à determinação do Decreto n° 8.135, de 4 de novembro de 2013, que dispõe sobre as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e sobre a dispensa de licitação nas contratações que possam comprometer a segurança nacional.
A aplicação conta com recursos de criptografia e ambientes para tráfego e armazenamento de dados próprios do SERPRO, o que, segundo a empresa, garante a segurança no acesso ao e-mail e a autenticidade do emissor, além de assegurar a integridade e confiabilidade do conteúdo.
O decreto presidencial foi editado em meio à crise de segurança da informação que se alastrou por governos em virtude das revelações de Edward Snowden, ex-analista da NSA, sobre a capacidade do governo norte americano de espionar as comunicações construindo um verdadeiro sistema de vigilância global.