30 Julho 2014

Os resultados da Pesquisa TIC - Governo Eletrônico 2013 apontaram que, dentre os órgãos executivos federais que declararam possuir área ou departamento de TI, 89% possuem um Plano Estratégico de TI ou um Plano Diretor de TI (11% declararam ainda não possuir planos). Outro resultado interessante é que dos órgãos públicos federais do Poder Executivo entrevistados 4% declararam sequer possuir uma área ou departamento de TI.

Segundo a Instrução Normativa SLTI/MP n° 04/2010, possuir um Plano Diretor de TI aprovado e publicado é uma das condições para que os órgãos públicos federais do Poder Executivo possam realizar contratações de TI.

Outra questão abordada pela pesquisa foi a distribuição entre a alocação de recursos humanos internos e externos na execução de tarefas operacionais da área de TI, porém, a pesquisa não levantou dados a respeito da alocação de recursos para as atividades de gestão e governança de TI. Os dados permitem concluir que grande parte das tarefas terceirizáveis ainda são realizadas por recursos humanos internos, que poderiam delas se desembaraçar para melhor exercer as atividades de planejamento, gestão e controle. A pesquisa considera também como equipe própria as entidades de tecnologia governamentais que prestam serviços para os órgãos públicos federais e estaduais.

A pesquisa também mostra o crescimento dos serviços de governo eletrônico no Brasil: 99% dos órgãos executivos federais possui página oficial na internet; 93% já prestam algum tipo de serviço público por meio de seus sites oficiais e 72% desses órgãos já oferecem pela internet seu principal serviço.

Sobre a Pesquisa TIC - Governo Eletrônico.

Realizada pelo Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação (CETIC.br) o objetivo da pesquisa TIC - Governo Eletrônico é produzir indicadores e estatísticas que permitam compreender a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos órgãos públicos no Brasil e o seu uso na oferta de serviços públicos. Investiga também as iniciativas de acesso à informação pública e participação nas atividades públicas pela Internet.

A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2013 é uma iniciativa inédita no Brasil, e os dados coletados vão contribuir para as políticas relacionadas às TIC no setor público. Os resultados do estudo produzirão importantes insumos para o desenvolvimento das ações de governo eletrônico no país.

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria de Logística da Tecnologia da Informação (SLTI), e da Controladoria Geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI). A iniciativa também é apoiada por um grupo de especialistas de diversas áreas (academia, governo e sociedade civil), que estão empenhados em validar os diversos aspectos metodológicos da pesquisa.

Mais informações sobre a Pesquisa TIC - Governo Eletrônico podem ser obtidas no endereço: http://www.cetic.br/governo/index.htm.