05 Mai 2021

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal - SGP, do Ministério da Economia, lançou uma ferramenta importante para a modernização da gestão de pessoas do serviço público federal. No dia 04/05/2021, foi lançada a plataforma SouGov que irá integrar os diversos serviços de gestão de pessoas já existentes, além de mais vinte novos serviços em uma única plataforma.

O SouGov irá reduzir a burocracia para acesso aos serviços, padronizar os processos, eliminar a imprecisão das informações e a redução no tempo de atendimento.

O Analista em TI, Rafael Cunha, Diretor de Sistemas e Informações da SGP e um dos líderes responsáveis pelo projeto, afirma que o SouGov é uma entrega que valoriza o serviço público, com foco nas pessoas, no Servidor Público Federal. Ele disse à ANATI:

“São 1.3 milhões de pessoas impactadas diretamente, uma entrega realizada por servidores para servidores. Promovendo e elevando, por meio da transformação digital, a qualidade de vida do Servidor Público”.

No Departamento responsável pela entrega do SouGov, atuam cinco Analistas em TI. Além do Diretor, outros dois são Coordenadores Gerais e atuam diretamente na gestão e liderança dos projetos da área. Há que se destacar ainda que vários ATI's atuaram e apoiaram diretamente o projeto SouGov diante das parcerias com a Secretaria de Governo Digital e com o Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia.

Essa é mais uma entrega que demonstra a importância do Analista em TI na transformação digital do governo e que impacta de forma positiva diretamente na vida do cidadão, seja ele servidor público ou não.

SouGov pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos Apple e Android.

A ANATI parabeniza todos os envolvidos na entrega do projeto, em especial aos Analistas em TI que mais uma vez mostram que fazem diferença na gestão pública.