10 Dezembro 2021

Mais um ataque hacker a sistemas do governo brasileiro foi bem sucedido.

Dessa vez o alvo foi o Ministério da Saúde, comprometendo o acesso da população aos dados da plataforma ConecteSUS e suas funcionalidades de emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.

A interrupção desses serviços impede o cidadão de comprovar sua vacinação para qualquer finalidade, restando apenas a opção de recorrer à obsoleta carteirinha em papel.

A aceleração da digitalização dos serviços públicos é grande candidata a ser a maior realização do atual governo. O brasileiro vem experimentando a comodidade de se livrar dos burocráticos balcões de atendimento e ter tudo na palma da sua mão, pelo celular.

Entretanto esse novo modelo de relacionamento entre o Estado e o cidadão requer a atuação de profissionais de tecnologia e segurança da informação na construção dessas soluções. Ou seja, o governo precisa de servidores públicos que entendam do assunto e possam conduzir o trabalho e proteger o cidadão de episódios como o que estamos assistindo hoje.

Porém, o cenário atual aponta para a direção contrária: o único cargo de gestão de tecnologia da informação do Executivo Federal está em uma situação jurídica que beira o ridículo, impedindo inclusive a realização de novos concursos - o último foi em 2015.

A situação precária do cargo de Analista em Tecnologia da Informação coloca em risco o acesso da população às políticas públicas oferecidas em formato digital. Isso precisa ser corrigido pra ontem.

A ANATI já fez esse alerta em outras oportunidades e ainda aguarda que os gestores públicos que tem poder para solucionar essa questão crucial abracem essa causa e decidam, finalmente, proteger os dados dos nossos cidadãos e do Estado.