O cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) do Ministério do Planejamento apresenta atualmente um índice de evasão superior a 34% sendo que, no momento, 20% dos cargos estão vagos e nem mesmo a proximidade da realização de um novo concurso para 300 vagas parece suficiente para reduzir tais estatísticas negativas. Isso porque a realização de novos concursos para cargos com remuneração superior e a criação de cargos na área de TI do Tribunal Superior Eleitoral podem atrair número considerável de Analistas em TI.
Mais cargos no TSE
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7990/14, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cria 673 cargos efetivos nos quadros de pessoal dos tribunais regionais eleitorais de todo o País, para as unidades de tecnologia da informação. A proposta contempla as determinações da Resolução n° 90/09, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece as diretrizes sobre a constituição de quadro de pessoal permanente da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário. O projeto foi encaminhado para análise em caráter conclusivo das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
CGU pode ofertar 876 vagas em Concurso Público
A Controladoria Geral da União (CGU) deve abrir em breve dois concursos públicos, um de nível médio e outro de nível superior. Foram solicitadas vagas de nível médio para o cargo de Técnico de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União e oportunidades de nível superior para os cargos de Contador, Arquiteto, Engenheiro, Assistente Social, Psicólogo e Médico. O último concurso da CGU foi organizado pela ESAF e ofertou 400 vagas de nível médio e superior, sendo 220 para Analista de Finanças e Controle e 180 para o cargo de Técnico de Finanças e Controle, nesse concurso diversos Analistas em TI lograram aprovação e deixaram o cargo para assumir as novas funções na CGU.
TCU lançará edital em breve
O Tribunal de Contas da União (TCU) está com o edital de seu concurso público em fase bastante adiantada de elaboração. A publicação, inicialmente prevista para dezembro, deve ocorrer nas próximas semanas. A seleção contará com 31 vagas, sendo 12 para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo, especialidade apoio técnico administrativo (ATA), sendo dez para a área de de Tecnologia da Informação e duas para biblioteconomia. As 19 restantes serão para a carreira de Técnico Federal de Controle Externo (TEFC), na especialidade de apoio técnico administrativo (ATA), orientação técnica administrativa. No caso de auditor, a remuneração inicial é de R$15.322,60, com o reajuste previsto para 2015 passará a ser de R$16.660,27. As vagas de auditor são somente para o Distrito Federal.
Outros órgãos também podem abrir concursos
Estima-se que diversos outros órgãos federais também possam abrir concursos atrativos ainda em 2015, tais como: ABIN, AGU, ANA, ANAC, ANS, ANTT, ANVISA, Ministério do Planejamento (APO), dentre outros.
Todo esse cenário favorece o aumento da evasão de Analistas em TI, considerando que sua situação remuneratória e estrutural do cargo é inferior à dos principais cargos de gestão existentes na Administração Pública Federal o que leva esses servidores à seguir com os estudos em busca da aprovação em outros cargos. Esse quadro foi, inclusive, diagnosticado e analisado pelo TCU no Acórdão n° 1.200/2014-TCU-Plenário.