23 Agosto 2021

ANATI Entrevista: Rafael Cunha

A Transformação Digital na Gestão de Pessoas do Governo Federal

Por Isabelle França, ATI.

 

A atuação dos Analistas em Tecnologia da Informação tem sido cada vez mais relevante, transversal e estratégica na administração pública, impulsionada pela pujante Transformação Digital do Governo Federal.

A área de tecnologia da informação não atua mais apenas operacionalmente, é o coração da inovação e da nova economia no serviço público, não há serviço sem tecnologia, nem entregas sem o envolvimento da TI desde o início.

Assim, para demonstrar o trabalho que vem sido realizado com participação ativa de ATIs, a ANATI realizará, mensalmente, entrevistas com Analistas em TI que são destaque na administração pública, como reconhecimento e para demonstrar que são profissionais vitais para o alcance dos objetivos estratégicos do Governo.

A entrevista de hoje será com o pernambucano de 32 anos, Rafael Cunha Alves Moreira, Analista em Tecnologia da Informação e atual Diretor do Departamento de Sistemas e Informações Gerenciais, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

A entrevista de hoje será com o pernambucano de 32 anos, Rafael Cunha Alves Moreira, Analista em Tecnologia da Informação e atual Diretor do Departamento de Sistemas e Informações Gerenciais, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Rafael é o responsável pelo Projeto SouGov.br, um dos grandes pilares da Transformação Digital na Gestão de Pessoas do Governo Federal, que vem inovando na disponibilização de serviços para 1.3 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal.

Rafael Cunha 2

Apesar de hoje estar em uma posição de destaque, Cunha nos contou que tudo que conquistou foi degrau a degrau, baseado em muito esforço, aprendizado e principalmente no apoio de muitas pessoas envolvidas e responsáveis pelas conquistas que o fez chegar até aqui.

Veja, a seguir, a entrevista completa.

ANATI - Como foi sua jornada no serviço público até chegar ao cargo atual?

Nesses mais de 12 anos de trajetória profissional, sempre atuei no serviço público, desde o estágio na prefeitura de Recife em 2007, passando depois pelos quase sete anos como oficial das Forças Armadas, até chegar ao meu cargo atual.

Sempre buscando novos desafios, prestei vários concursos na área de TI, até passar, em 2015, para o cargo de ATI. Apesar de muito esforçado, sei que também tive uma dose de sorte, por me considerar alguém privilegiado. Logo que entrei, fui trabalhar diretamente no Gabinete do Secretário Cristiano Heckert, que hoje considero um grande mentor para minha jornada no serviço público. Aprendi muito com a sua visão estratégica e liderança empática.

A partir de então, fui encarando os desafios, vendo oportunidades em situações em que muitos viam obstáculos. Trabalhei por três anos no antigo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, onde fui, chefe de divisão, coordenador, coordenador-geral em uma área de informações na Secretaria finalística e, por fim, fui convidado para assumir a coordenação-geral de TI do Ministério. Lá liderei a implantação do SEI e conseguimos fazê-la em quatro meses, um projeto de muito sucesso que me rendeu essa série de oportunidades. Além de outras várias entregas e amizades que colecionei ao longo dos anos.

Com a incorporação do MDIC pelo Ministério da Economia, em 2019, o Cristiano me convidou para retornar à Secretaria de Gestão (SEGES) e assumir a área de informações. Lá tivemos a oportunidade de iniciar uma transformação na estrutura de interoperabilidade entre os sistemas estruturantes de governo e lançamos o Painel Raio-X da Administração Pública, uma ferramenta que oferece dados e informações sobre a gestão de órgãos e entidades do Governo. Em 2020, assumi a Diretoria de Tecnologia na SGP, com esse enorme desafio de modernizar a gestão de pessoas, responsável pela gestão dos recursos de mais de 190 órgãos, com seus 1,3 milhão de usuários, mantendo com rigor o processamento mensal da folha de pagamentos do Executivo Federal, que movimenta cerca de R$300Bi ao ano.

Toda experiência foi válida para meu crescimento profissional e não posso deixar de citar que pude contar com colegas, amigos e meus familiares para me apoiar durante todo o processo.

Também ressalto que é inegável que sou um privilegiado, por ser branco, cis e heterossexual, e que muitos não conseguem o mesmo que eu tive simplesmente por serem de outra cor, gênero ou classe social. Sou um entusiasta da diversidade no serviço público, pois entendo que a inovação requer cada vez mais participação.

 

ANATI - O que representa para você o cargo de Analista Tecnologia da Informação e como vê o futuro da TI na administração pública?

São os ATIs que ajudam a materializar a política pública. Tenho orgulho de ser ATI, me sinto importante e relevante com nossa atuação. Sempre me mantive otimista quanto à valorização da carreira, pois cada dia que passa fica mais nítido o quanto a tecnologia tem ganhado importância no cenário profissional, tanto público como privado. Tudo se materializa em tecnologia.

A tecnologia é o meio de disponibilização das entregas e políticas ao cidadão. Acredito que os profissionais de tecnologia serão cada dia mais valorizados, para a regulação e liderança de esforços para lidar com o aumento exponencial do uso dos recursos tecnológicos.

Também apoio que os ATIs de todas as frentes sejam enaltecidos, não apenas os que atuam em função de liderança, mas também os que atuam nas frentes técnicas e operacionais, pois são tão importantes e responsáveis por essa transformação digital quanto os líderes.

ANATI - Quais conselhos ou dicas que funcionaram para você e que poderia dar aos ATIs que almejam cargos estratégicos?

Considero ser muito importante ter constância no comportamento, ser persistente, se esforçar para ser melhor a cada dia. Como hábito e rotina, essa conduta refletirá na sua postura. Envolve ser cordial com as pessoas, cumprir os compromissos, para desenvolver um perfil confiável e profissional. Quando a oportunidade surgir, você estará pronto.

Seja otimista, busque alinhar a sua atuação com o seu propósito de vida. Procure menos problemas e traga mais soluções. Sem tapar o sol com a peneira, pois tenho consciência de que devemos fazer avaliações críticas, com base em fatos e evidências, mas também tenho certeza de que devemos evidenciar as oportunidades em detrimentos das dificuldades que encontramos no nosso dia a dia.

Lembre-se que você não faz nada sozinho, sempre fazemos com outras pessoas, para outras pessoas. O trabalho precisa ser colaborativo e fazer com todos se sintam parte daquele projeto ou qualquer iniciativa que seja, só assim você aproveitará o melhor de todos e conquistará a confiança deles.

Também considero que o patrocínio é fundamental, não apenas financeiro, mas em todos os tipos de recurso. Pois recursos são limitados e por isso é importante escolher o projeto certo, que mais entregará valor ao seu usuário final. Além disso, o patrocínio se estende aos usuários, eles precisam comprar o projeto para que ele tenha sucesso. Por isso é preciso ouvi-los.

ANATI - Por fim, conte-nos os próximos projetos e entregas à frente da TI da SGP

O DESIN é o responsável pela transformação digital da gestão de pessoas e estamos com grandes desafios pela frente, com entregas trimestrais de novos serviços planejadas para o SouGov. Ele foi lançado em maio, mas já conta com muitas novidades, como a possibilidade de envio de atestados médicos pelo aplicativo, para pensionistas e inativos a possibilidade de realizar a prova de vida por biometria facial. Alteração de Auxílio Transporte e Dados Bancários diretamente pelo aplicativo, desonerando o servidor de gestão de pessoas de trabalhos manuais e demonstrando que estamos trabalhando para transformar de fato, não apenas mudar de plataforma ou fazer mais do mesmo. Ou seja, não se trata de uma mudança, é transformação de verdade.

Como próxima grande entrega, estamos trabalhando para o lançamento nos próximos meses do Observatório de Pessoal, dentro das iniciativas de governança de dados e transparência. Enquanto o SouGov compreende a frente de digitalização, o Observatório complementará, através de dados e informações de qualidade, um ciclo de entregas que elevará o DESIN para um outro patamar de gestão e desempenho na Gestão de Pessoas do Governo Federal. Estamos falando de políticas públicas baseadas em evidências.