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INSTITUCIONAL

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Quem somos

A Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (ANATI) é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada para congregar e representar os servidores públicos federais do cargo de Analista em Tecnologia da Informação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

A assembleia de fundação da ANATI foi realizada em 29/11/2010 na cidade de Brasília/DF, onde a entidade foi devidamente registrada junto aos órgãos competentes. A logomarca ANATI é registrada no INPI, pertence à Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação e seu uso é protegido por lei.

O principal objetivo estatutátio da ANATI é congregar e representar os Analistas em TI, defendendo seus interesses junto à sociedade e às autoridades competentes. Além de propugnar pelo aperfeiçoamento da gestão pública, das práticas de governança e gestão estratégica, da formulação e implementação de políticas públicas no contexto do Estado Democrático de Direito e dos valores republicanos, com enfoque às tecnologias de informação e comunicação.

A ANATI também apoia e colabora com a criação da Carreira de TI do Poder Executivo Federal. Promovendo a discussão, negociação e busca da implementação de mecanismos de ascensão profissional, qualificação, especialização, valorização institucional, avanço remuneratório e adequação da estrutura funcional e de trabalho para os Analistas em Tecnologia da Informação. 

Quadro Social

A entidade conta atualmente com 167 associados ativos em seu quadro social, cerca de 30% desses associados estão alocados no Ministério do Planejamento enquanto os demais 70% atuam de forma descentralizada nos órgãos e entidades do SISP em Brasília/DF.

Nossa Infraestrutura

Para melhor desempenhar suas atividades finalísticas a ANATI faz uso de um moderno serviço de Escritório Virtual, tendo ao seu dispor uma ampla infraestrutura física. Nesse espaço há salas de reunião e de treinamento com capacidade para acomodar confortavelmente até 25 pessoas. Além disso, contamos com uma robusta infraestrutura tecnológica provida por empresas de excelência em serviços de hospedagem web, correio eletrônico e sistemas de gestão sindical. Nosso portal oficial também oferece serviços de interesse social como acesso a notícias e um fórum técnico sobre contratações públicas de TI.

Nossos Administradores

A estrutura administrativa da ANATI é formada pela Assembleia Geral, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Os representantes são eleitos por voto direto dos associados para mandato de dois anos.

A Assembleia Geral é o órgão máximo consultivo e deliberativo da entidade, composta pela reunião de seus associados, na forma do Estatuto Social. A Assembleia Geral se reúne semestralmente de forma ordinária e extraordinariamente sempre que houver necessidade.


Diretoria Executiva


Atualmente a Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Analistas em TI é formada pelos seguintes associados, cujo mandato estende-se até fevereiro/19:

Diretor Geral (Presidente): José Romildo Araújo de Andrade

Diretor de Administração e Finanças: Delson Pereira da Silva

Diretor de Desenvolvimento Profissional: Daniel Miranda Pontes Rogério

Diretor de Convênios e Benefícios: Francisco Marcelo Marques Lima

Diretora de Relacionamento Institucional: Eugênio Souto Pereira

Para contatar a Diretoria Executiva da ANATI, por gentileza, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para (61)3041-9543.

 

Nossa história

2008

TCU publica Acórdão 2.471/2008.

Após uma série de auditorias sobre terceirizações no setor governamental de Tecnologia da Informação, o TCU publicou um Acórdão com amplas recomendações dirigidas ao Ministério do Planejamento. Dentre estas, o TCU recomendou que se adotassem "as medidas necessárias para prover os setores de informática dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal da estrutura organizacional e de quadro permanente de pessoal que sejam suficientes para realizar, de forma independente das empresas prestadoras de serviços, o planejamento, a definição, a coordenação, a supervisão e o controle das atividades de informática, com a finalidade de garantir a autoridade e o controle da Administração sobre o funcionamento daqueles setores", avaliando a conveniência e a oportunidade da criação de carreira específica aos moldes de outras já existentes.
2009

Lei 11.907/2009 cria cargo de Analista em TI

Atendendo em parte as recomendações do TCU o Ministério do Planejamento edita a Lei 11.907/2009, criando o cargo de Analista em Tecnologia da Informação e a Gratificação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal. Ao contrário do que instava o TCU o cargo não foi estruturado em carreira específica e sim inserido dentro do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE. Nesse mesmo ano é realizado o primeiro concurso público para o cargo, com oferta final de 350 vagas.
2010

Primeiros analistas tomam posse e decidem criar associação representativa

Em abril de 2010 são nomeados e entram em exercício os primeiros 230 Analistas em TI. Inicia-se na ENAP a formação desses novos servidores com o Curso de Formação de Gestores de TI do SISP. Ainda durante o programa de capacitação um grupo de analistas começa a discutir a necessidade da criação de uma entidade para representá-los junto ao Governo Federal. Em 2010 é lançada a segunda versão da norma que disciplina a contratação de soluções de TI pelos órgãos e entidades do SISP (IN 04/2010), trabalho de revisão da antiga IN 04/2008 contou com a participação de diversos Analistas em TI. Durante o Programa de Formação de Gestores de TI na ENAP iniciam-se conversas entre os Analistas sobre a criação de uma associação, resultando na fundação da ANATI em 29/11/2010. Nesse ato também é eleita a primeira Diretoria Executiva, que tem por meta formalizar e estruturar a entidade.
2011

Formalização e evolução da entidade representativa

Em maio/2011 termina o processo de registro formal da ANATI junto aos órgãos competentes e começam de fato as atividades da entidade. As primeiras ações envolvem criar um infraestrutura mínima de trabalho, o lançamento de seu primeiro site oficial e a conquista de novos associados. O objetivo principal da ANATI nesses primeiros anos será, sem dúvida, negociar junto ao Governo Federal melhorias estruturais para o cargo de Analista em TI.
2012

Muito trabalho e poucos avanços

Embora a direção da ANATI se empenhe em abrir canais de diálogo junto ao Governo, pouco se . As metas agora são mais ousadas: consolidar as bandeiras da entidade e levar seu nome a novos horizontes. Em 2012 a aplicação da IN 04/2010 é flexibilizada, contratações com empresas públicas de TI e às abaixo de R$80.000,00 são dispensadas de aplicar a norma, Analistas consideram flexibilização um retrocesso.
2013

Carreira de TI é prioridade

Crise estrutural do cargo de Analista em TI se torna evidente com os seguidos recordes de evasão. Remuneração baixa e estrutura inadequada levam os servidores a buscar outros concursos e abandonar o cargo. ANATI lança Nota Técnica sobre a situação dos analistas, documento sensibiliza autoridades e diálogo com o Ministério do Planejamento é reforçado com o intuito de viabilizar a criação de uma carreira específica para os Analistas em TI. Em outubro, a entidade entregou sua Proposta de Carreira à então Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (atual Secretaria de Tecnologia da Informação) do Ministério do Planejamento.
2014

TCU publica Acórdão 1.200/2014

Em mais um documento histórico o TCU levanta seus olhos para a crise no cargo de Analista em TI e determina ao Ministério do Planejamento empregar maior celeridade na análise da proposta de criação da carreira específica para os Analistas em TI. No início de 2014 os aprovados no segundo concurso público para o cargo são nomeados e das 200 vagas ofertadas apenas 127 são preenchidas. em pouco tempo evasão volta a crescer e voltam a existir cargos vagos. Em 18/12/2014 o Ministério do Planejamento publica portaria com autorização de realização de novo concurso público para o cargo com oferta de 300 vagas.
2015

ANATI fortalece negociação para reorganização do cargo

Em mais um ano marcado pelo constante aumento da evasão de servidores do cargo, a ANATI buscou fortalecer seus canais de negociação na tentativa de criar condições para aprovação de uma reorganização do cargo de ATI que atenda tanto as necessidades dos servidores quanto a demanda do Estado. No final de 2015, após a conclusão das negociações conduzidas pelo então Secretário de Tecnologia da Informação Cristiano Heckert e pelo Secretário Adjunto Fernando Siqueira, a proposta de reorganização do cargo de ATI é oficializada pelo Ministério do Planejamento e encaminhada ao Congresso Nacional através do Projeto de Lei n° 4.253/2015. Nesse ano foi realizado, ainda, o terceiro Concurso Público para o cargo - desse vez organizado pelo CESPE/CEBRASPE - e, novamente, o número de aprovados foi inferior ao de vagas ofertadas demonstrando que a atual estrutura funcional do cargo é pouco atrativa.
2016

Câmara e Senado aprovam reorganização do cargo. Governo veta.

Em sessão extraordinária deliberativa, a Câmara dos Deputados aprovou no dia 01° de Junho de 2016 o Projeto de Lei n° 4.253/2015 que, dentre, outros pontos, reorganiza o cargo de Analista em TI na Carreira de Tecnologia da Informação. O PL foi encaminhado à apreciação do Senado Federal, que também aprovou a matéria em 12/07/16 encaminhado-a à sanção presidencial. A nova estrutura proposta para o cargo reduz sua complexidade funcional, colabora com a redução da evasão, não envolve transposição e não tem impacto financeiro. Em 29/07/16 a Casa Civil publicou a Mensagem n° 438 na qual o Presidente Michel Temer veta a reorganização do cargo de Analista em TI (arts. 17 a 34 do PLC 38/2016), descumprindo acordo firmado entre o Governo e os Analistas em TI. Em outubro/16 o Congresso Nacional manteve o veto integral à reorganização do cargo. Em 30/12/16 a Casa Civil informou estar preparando o envio à Câmara dos Deputados novo Projeto de Lei sobre o tema.
2017

Novo Projeto de Lei é encaminhado

O Ministério do Planejamento elaborou e tramitou à Casa Civil um novo projeto de lei para reorganização do cargo de Analista em TI na Carreira de TI sem alterações em relação ao PL 4.253/15. Na Câmara dos Deputados o projeto recebeu a designação de PL 6788/2017 e será submetido ao processo legislativo.